"BBB10": Globo terá de esclarecer transmissão do vírus da Aids

Por decisão judicial, a Globo vai ter que exibir durante o “Big Brother Brasil 10”, que termina amanhã, um esclarecimento à população sobre as formas de contração da Aids definidas pelo Ministério da Saúde.

A ação contra a emissora foi proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) após um dos participantes do reality show, Marcelo Dourado, afirmar que “hétero não pega Aids”, no dia 2 de fevereiro. A cena foi incluída na edição do programa do dia 9 do mesmo mês.

Na ocasião, o apresentador Pedro Bial apenas desmentiu a informação dizendo que os telespectadores deveriam entrar no site do Ministério da Saúde para consultar as informações corretas.

“As opiniões e batatadas emitidas pelos participantes do programa são de responsabilidade exclusiva dos participantes, para ter acesso às informações corretas sobre como é transmitido o vírus HIV acesse o site do Ministério da Saúde”, disse Bial.

Liminar

Na decisão, o juiz Paulo Cezar Neves Junior destacou que o impacto da informação equivocada sobre a saúde pública brasileira é muito elevado, tendo em vista a notória audiência do programa. Além disso, destaca que Dourado disse ter obtido as informações com médicos, o que aumenta seu “potencial de convencimento”.

O juiz entende que a Globo tem responsabilidade no caso uma vez que as declarações foram selecionadas por ela na edição das imagens apresentadas. O que foi questionado na ação é justamente a edição.

Para o MPF, ao veicular tais declarações, a emissora teria deixado de fornecer informações corretas sobre as formas de transmissão da Aids, atentando contra os programas de prevenção de doenças adotados pelo poder público.

A emissora deve exibir o esclarecimento entre hoje e amanhã, com duração de, no mínimo, o mesmo tempo utilizado para a exibição das informações equivocadas, sob pena de multa no valor de R$ 1 milhão.

Até o momento da publicação deste texto, a Globo afirma não ter sido notificada sobre a liminar.

Fonte: FolhaOnLine

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s